quarta-feira, 29 de julho de 2009

Comitê do Senado americano aprova Sotomayor para Suprema Corte
O Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta terça-feira (28/7), a indicação de Sonia Sotomayor para a Suprema Corte. A informação é do portal G1. Ela recebeu os votos de um republicano e de todos os 12 democratas. Seis republicanos votaram contra. Com isso, a indicada pelo presidente Barack Obama fica mais perto de se tornar a primeira mulher hispânica a integrar o principal tribunal dos EUA.

Sotomayor, de 55 anos, tem atuado como juíza federal ao longo dos últimos 17 anos. O plenário do Senado, controlado pelos democratas, deve dar com facilidade a aprovação antes de 7 de agosto, quando entra em recesso.Filha de porto-riquenhos pobres, Sotomayor acumula casos polêmicos em sua carreira. Entre suas decisões como juíza do estado de Nova York, de 1991 a 1998, e do Tribunal de Recursos dos EUA, de 1998 até hoje, estão a decisão que anulava um concurso para promover bombeiros na cidade de New Haven, Connecticut, porque o concurso não ofereceu cargos a profissionais negros.

Trecho de matéria com informações do Portal G1

Comentário do Dr. Calandra
A indicada para a Suprema Corte americana é nascida em Porto Rico, país que tem características culturais muito aproximadas do Brasil. O poder judiciário porto-riquenho soma de um lado as características do sistema americano com a tradição cultural dos povos hispânicos.

A juíza Sotomayor protagoniza a imagem da mulher moderna, que é capaz de inovar e vencer barreiras de toda sorte e nós juízes , homens ou mulheres, temos a oportunidade única de atuar para corrigir desigualdades e restabelecer a paz.

A indicação de uma mulher de origem hispânica para a Suprema Corte americana é mais uma prova de que a América, assim como o Brasil, é para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário